domenica 17 luglio 2011

Fabio Trevisan ci segnala una novità editoriale... brasiliana: A Irrelevância da Evolução (scritta da un certo Chesterton...)

Anche in Brasile non scherzano con le pubblicazioni di GKC!
Fabio

A Irrelevância da Evolução
 Por  G. K. Chesterton
Tradução de Wendy A. Carvalho
Públicado: América, 15 de Março, 1930



A Mente Moderna é assim chamada para diferenciar-se da Mente. Sem dúvida, este rótulo e esta ênfase são desnecessários. Se diz pouco, ou quase nada, sobre o que é concebido como Modernismo pra que o estudante mais desleixado possa confundi-lo no momento de atividade intelectual e no rotineiro uso da razão; uma coisa curiosa e tosca é que talvez seu único elemento redentor seja o fato de que, sendo fundado nos humores e nas emoções, é cheio de surpresas.

Por exemplo: o Bispo Barnes, numa incrível explosão, pediu ao Papa que fizesse uma declaração infalível a respeito da verdade da Evolução. A respeito de uns cem mil Modernistas que têm uivado aos nossos ouvidos, por vinte anos, que o Papa e a Igreja destruíram cada descoberta científica, cada tipo ou moda de Evolução; que enterraram a Evolução sob dogmas monumentais tão arcaicos quanto a Idade da Pedra, e então, um daqueles Modernistas de repente traz à tona o argumento de que este não é o caso e apressadamente propõe que o Papa deveria voltar sua total atenção ao novo tópico de Evolução.

Leia mais: http://chestertonbrasil.blogspot.com/2011/07/g.html#ixzz1SBUE9wf8

Nessun commento: